Hélio Menezes assume a Diretoria Artística do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

localeString
09 April 2024
Magazine América Latina Magazine
2 min de lectura
Completando 20 anos em 2024, Museu Afro Brasil renova sua diretoria artística, iniciando um novo momento para a Instituição.
O antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes é o novo Diretor Artístico do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, iniciando um novo momento para a instituição, que completa duas décadas em outubro deste ano.
"A trajetória brilhante de Hélio, aliada ao seu olhar sensível e apurado, não só enriquecerá, ainda mais, as atividades e as iniciativas do Museu, como irá abrir um diálogo autêntico e profundo com a comunidade", ressalta Marília Marton, secretária da pasta.
Natural de Salvador-BA e graduado em Relações Internacionais e em Ciências Sociais pela USP, é mestre em Antropologia Social pela mesma universidade e Affiliated Scholar do BrazilLab, da Universidade de Princeton. Dentre as várias instituições em que atuou, o novo diretor ganhou notoriedade pelo trabalho na curadoria do Centro Cultural São Paulo e na 35ª Bienal de São Paulo.
“Meu objetivo é trazer um olhar mais contemporâneo para a programação e acervo do museu, com a proposta de promover maior abertura dos canais de comunicação à sociedade, em especial aos artistas, pesquisadores, educadores e intelectuais afro-brasileiros, da África e suas diásporas”, destaca Hélio Menezes.
O Presidente do Conselho de Administração do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Hubert Alquéres, por sua vez, ressalta a experiência prévia de Hélio que o habilita a assumir este novo desafio:
“As realizações de Hélio Menezes, sua notória sensibilidade artística, suas conexões no Brasil e no exterior o credenciam para a dimensão dos desafios contemporâneos do Museu. Sentimos que nosso fundador Emanoel Araujo está vibrante pelo que estamos vivendo neste novo momento”, afirma Alqueres.
www.museuafrobrasil.org.br
Más artículos de

Projeto do curador Hélio Menezes vence Convocatória de Artes Visuais

