Gustavo Caboco: Coma Colonial

Gustavo Caboco: Coma Colonial
1 Marzo 2023
Cierra: 31 marzo 2023
De que forma um Centro de Estudos Latino-Americanos pode contribuir para descentralizar a própria noção de América Latina? Quanto às margens podem ocupar o centro do palco? O artista indígena Wapichana Gustavo Caboco, leva para o Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS) – da Universidade de Berkeley essas indagações a partir da exposição Coma Colonial.
Em Coma Colonial, ele nos incita a confrontar o coma profundo que moldou historicamente os arquivos ocidentais modernos, bibliotecas, museus e outros repositórios de conhecimento. O coma colonial já vem sendo abordado pelo artista há alguns anos, como temática de sua produção artística que se estende por bordados, filmes, instalações, pinturas e performances.
“Acontece que nossos poros estão abertos e a colonialidade busca corpos para se instalar e respirar. Como um parasita-meta carnal, esta colonialidade se apresenta na forma de sons ou palavras que entram por nossos ouvidos e os tímpanos vibram como um anti-mantra, e assim somos induzidos a um sono sem dormir. Outrora somos expostos a tantos estímulos que nossos olhos sintonizam com este parasita, de modo que ele permanece invisível: seja no texto ou nas entrelinhas”, reflete o artista.
The Center for Latin American Studies
2334 Bowditch Street
Berkeley/CA, Estados Unidos
Más artículos de
Beyond Representation
7 dic 2023–31 dic 2026
Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello
16 may–22 nov 2026
M’barek Bouhchichi: Les mains des poètes
24 abr–17 oct 2026
Cecilia Vicuña - El glaciar ido
30 abr–20 sept 2026
Dancing the Revolution
11 abr–20 sept 2026
The Object of Power is Power
6 may–20 sept 2026




