RechercherOpportunitésÉvénementsÀ proposHubs
C&
Magazines
Projets
Education
Communauté
Brazil

Hanayrá Negreiros é a nova curadora de moda do MASP

Hanayrá Negreiros é a nova curadora de moda do MASP

localeString

12 May 2021

Magazine América Latina Magazine

2 min de lecture

Negreiros está a frente do projeto MASP Renner, que convida artista e estilistas brasileiros para criarem peças em conjunto que depois passam a integrar o acervo do museu.

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros está a frente do projeto MASP Renner, que convida artista e estilistas brasileiros para criarem peças em conjunto que depois passam a integrar o acervo do museu.

Negreiros é mestre em ciência da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Suas principais áreas de estudo são as estéticas africanas e afro-diaspóricas que se manifestam pelo vestir. Neta de uma linhagem de costureiras e alfaiates paulistas e maranhenses, ela é também educadora, já tendo ministrado cursos sobre como a indumentária revela memórias e saberes sobre a cultura negra.

No MASP Escola, ministrou o curso “Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP” (2020) e se prepara para dar aulas, ao lado de Juliana Ferreira Guide, no curso “Vestimentas e representações negras nas histórias da arte”, que começa no próximo dia 11. Como curadora, assinou a exposição “Indumentárias negras em foco”, no IMS Paulista (2019-2020). É também colunista na revista de moda Elle.

O projeto MASP Renner convida artistas e estilistas para criarem peças em diálogo. Esta é a terceira edição do projeto, iniciado em 2017; as curadoras anteriores foram Patricia Carta (2017-2018) e Lilian Pacce (2019-2020).

Idealizado por Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, o MASP Renner segue a trajetória da coleção MASP Rhodia, que contempla 79 peças de roupa criadas por artistas e estilistas brasileiros na década de 1960 e produzidas pela Rhodia. O MASP promoveu uma exposição com as peças desta coleção entre 2015 e 2016 ­–uma mostra com as peças resultantes do projeto MASP Renner está sendo planejada para 2022/2023. O projeto atual é patrocinadora pela Renner.

“Estamos imensamente satisfeitos que Hanayrá Negreiros aceitou o nosso convite e irá se juntar ao nosso time como curadora adjunta de moda. Negreiros é uma pensadora extraordinária, com especial interesse pela cultura negra, sendo capaz de conectar arte e moda de uma forma única e inovadora. Estamos ansiosos pelas novas perspectivas que ela trará ao projeto MASP Renner, que promove a colaboração entre artistas e estilistas brasileiros, criando peças experimentais e hors-de-commerce para a coleção do MASP, apoiando cruzamento e trocas entre diferentes campos criativos”, diz Adriano Pedrosa.

www.masp.org.br

Plus d'articles de

Abstract sculpture composed of multi-colored fabric-wrapped ropes and bundled forms, suspended against a white wall.

Confronting the Absence of Latin America in Conversations on African Diasporic Art

Vibrant artwork featuring stylized birds and creatures composed of intricate patterns, lines, and textures.

Macuxi Jaider Esbell: An Indigenous Life Cut Short by Epistemic Extractivism

A black and white triptych of three women. From left to right: a woman with voluminous curly hair, a woman with short curly hair wearing a patterned shirt, and a woman with long wavy hair.

Comigo ninguém pode will be the exhibition that represents Brazil at the Biennale Arte 2026