Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas

Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas
Está em cartaz, no Centro Cultural Oi Futuro, a exposição coletiva “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas”, sob curadoria de Adriana Nakamuta, com 10 artistas de seis estados brasileiros, em que se debate memória e futuro através de poéticas urbanas, apresentadas em diversas plataformas, que vai ocupar todos os andares do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Os artistas Beatriz Rauscher (MG), Clara Cavendish (RJ), Claudia Renault (MG), Denilson Baniwa (AM/RJ), Guto Nóbrega (RJ), Lucas Landau (RJ), Mariana Guimarães (RJ), Mauricio Pokemon (PI), Thiago Honório (MG/SP) e Thiago Martins de Melo (MA/SP) foram convidados a apresentar uma produção inédita em suportes e linguagens diversos, contemporâneos, múltiplos, mas conectados com a cidade e nossas diversas esferas de patrimônio, tendo como inspiração a cidade do Rio de Janeiro – Primeira Capital Mundial da Arquitetura, sede do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2021) e Patrimônio Cultural Mundial na categoria Paisagem Urbana, ambos títulos concedidos pela Unesco.
A exposição justifica-se também pela realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA), que seria realizado no Rio de Janeiro em 2020 pela primeira vez no Brasil. A UIA foi adiada para este ano, e em função da continuidade da pandemia, está ocorrendo em formato remoto e virtual, com agenda global.
Segundo a curadora, esses artistas “trazem para o espaço expositivo do Centro Cultural Oi Futuro a materialidade da arte contemporânea e ativam as experiências visuais em sua diversidade, para a construção e a reconstrução de memórias e redes de relações com o patrimônio e o território das cidades brasileiras”.
Visitação
A visitação segue todos os protocolos de segurança sanitária previstos pelos órgãos responsáveis e deve ser agendada por meio do site https://oifuturo.org.br/agendamentocentrocultural/ ou por telefone 21 3131-3060. A entrada é gratuita.
Plus d'articles de

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026