RechercherOpportunitésÉvénementsÀ proposHubs
C&
Magazines
Projets
Éducation
Communauté
Exposition

Cosmogonia dos Símbolos

En ligne26 Juin 2021 - 14 Août 2021
Cosmogonia dos Símbolos

Cosmogonia dos Símbolos

30 Juin 2021

Clôture: 14 août 2021

Emanoel Araujo protagoniza a mostra Cosmogonia dos Símbolos, com trabalhos recentes e históricos, acompanhados por um ensaio crítico assinado pela antropóloga, historiadora e pesquisadora Lília Moritz Schwarcz. O artista – que também atua extensa e intensamente como colecionador, curador, crítico, gestor cultural, cenógrafo, conservador e museólogo – é um nome fundamental na história da arte contemporânea no país, com uma pesquisa singular sobre a identidade e a cultura afro-brasileira.

Araujo nasceu em Santo Amaro da Purificação, em uma tradicional família de ourives, estudando também artes gráficas na Imprensa Oficial local. Ainda jovem, começou a desenvolver seus primeiros trabalhos, a aprender marcenaria e linotipia, realizando sua primeira individual em 1959. Na década de 1960, Araujo mudou-se para Salvador para estudar na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), onde estudou gravura. Dali em diante, trilhou uma carreira brilhante, com uma obra coesa que pensa e repensa a reestruturação do universo da arte e da cultura negra, enfatizada em seus trabalhos por meio de formas e volumes geométricos aliados a contrastes acirrados, ângulos marcados e cores fortes.

Cosmogonia dos Símbolos apresenta três diferentes séries de Araujo: Orixás, Relevos e Navios. A mostra estabelece um diálogo com quatro pinturas de outro artista baiano: Rubem Valentim, que deixou parte de seu legado a Emanoel. Assim, algumas obras inacabadas de Valentim foram incorporadas a trabalhos da série Orixás – esculturas totêmicas de parede que articulam diferentes elementos incorporados e apropriados, como espelhos, conchas, miçangas, fotografias e objetos, para além das telas de Valentim.

Esses são trabalhos que contam com uma escala monumental, imponente, e que erguem-se em planos geométricos cheios de movimento, laqueados por cores vibrantes. Os totens são ladeados por outras pinturas históricas de Valentim que pontuam o espaço expositivo, reverberando essas mesmas formas e cores em composições mais sintéticas e mínimas, o que contribui para uma ampliação do potente diálogo entre os dois artistas, intensificado com esse pareamento.

Por entre os orixás apresenta-se também “Navio”, obra que integra um grande conjunto de trabalhos que lidam com a questão histórica dos navios negreiros. Essas embarcações, segundo Schwarcz, “representaram um símbolo maior da perversidade do sistema escravocrata”, de acordo com Schwarcz. “Cosmogonia dos Símbolos” também traz dois “Relevos” de Araujo, trabalhos icônicos do artista em sua articulação da geometria construtiva que marca grande parte de sua produção.

Simões de Assis

Rua Sarandi 113 A, Jardins.

01414-010 São Paulo/SP

Visitação: segunda a sábado, das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 15h. Apenas com hora marcada.

www.simoesdeassis.com

Plus d'articles de

Beyond Representation

Beyond Representation

Pérez Art Museum Miami
7 déc. 2023–31 déc. 2026
An art installation of white fabric ropes hangs within a bright atrium with a glass ceiling, some looping in the foreground, others vertical against a large window overlooking a city.

Cecilia Vicuña - The vanished glacier

Castello di Rivoli
30 avr.–20 sept. 2026
Abstract artwork with red, pink, and yellow paint over a brown background, featuring text "VISITA A FUNDAÇÃO IBERE 251220".

Panmela Castro – A Crônica da Não-Solidão

Fundação Iberê Camargo
14 mars–6 sept. 2026
A decorative plate featuring a collage of a standing person, the ship Empire Windrush, and other symbolic imagery, surrounded by an ornate border.

The Narratives of Migration

National Museum of Jamaica
27 mars–26 août 2026
Black and white photo of a group of children viewing an exhibition of numerous framed photos on a wall, with signs for "Zumvi Arquivo Fotografico" and "Dia do Trabalhador".

Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Instituto Moreira Salles
28 mars–23 août 2026
Tierras reimaginadas: migración

Tierras reimaginadas: migración

En ligne
23 août 2025–2 août 2026