PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Education
Comunidade
Award

Pavilhão do Brasil recebe Leão de Ouro de melhor participação nacional

Brazilian Pavilion receives the Golden Lion for Best National Participation

Foto: Rafa Jacinto / Fundação Bienal de São Paulo

22 May 2023

Magazine América Latina Magazine

2 min de leitura

O projeto, que conta com a participação de artistas indígenas e afro-brasileiros, coloca a terra no centro do debate.

A participação oficial do Brasil na 18ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia com o projeto Terra recebeu o prêmio máximo do júri internacional da mostra.

A exposição tem curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares e participação do povo indígena Mbya-Guarani, povos indígenas Tukano, Arawak e Maku, Tecelãs do Alaká (Ilê Axé Opô Afonjá), Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca do Engenho Velho), Ana Flávia Magalhães Pinto, Ayrson Heráclito, Day Rodrigues com colaboração de Vilma Patrícia Santana Silva (Grupo Etnicidades FAU-UFBA), coletivo Fissura, Juliana Vicente, Thierry Oussou e Vídeo nas Aldeias, recebeu o prêmio máximo do júri internacional da mostra.

“Nossa proposta curatorial parte de pensar o Brasil enquanto terra. Terra como solo, adubo, chão e território. Mas também terra em seu sentido global e cósmico, como planeta e casa comum de toda a vida, humana e não humana. Terra como memória, e também como futuro, olhando o passado e o patrimônio para ampliar o campo da arquitetura frente às mais prementes questões urbanas, territoriais e ambientais contemporâneas”, contam os curadores.

Segundo o júri da Bienal de Veneza, o Pavilhão do Brasil foi vitorioso por apresentar “uma exposição de pesquisa e intervenção arquitetônica que levam ao centro as filosofias e imaginários de populações indígenas e negras em direção a modos de reparação”.

Os ganhadores foram selecionados por um júri composto pelo arquiteto italiano Ippolito Pestellini Laparelli, a arquiteta palestina Nora Akawi e a curadora americana Thelma Golden, junto ao co-editor da Cityscapes Magazine nascido no Zimbabwe Tau Tavengwa e a arquiteta polonesa Izabela Wieczorek. A 18ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia tem como tema geral The Laboratory of the Future [O laboratório do futuro] e curadoria de Lesley Lokko, arquiteta, professora e escritora ganense-escocesa.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

bienal.org.br

Mais artigos de

Emmanuel Aggrey Tieku Wins 2025 Ellipse Prize Focused on Ghana’s Emerging Art Scene - Contemporary And

Emmanuel Aggrey Tieku Wins 2025 Ellipse Prize Focused on Ghana’s Emerging Art Scene

Lindokuhle Sobekwa Wins the Deutsche Börse Photography Foundation Prize 2025 - Contemporary And

Lindokuhle Sobekwa Wins the Deutsche Börse Photography Foundation Prize 2025

Kapwani Kiwanga Wins the 2025 Joan Miró Prize - Contemporary And

Kapwani Kiwanga Wins the 2025 Joan Miró Prize

Mais artigos de

Abstract sculpture composed of multi-colored fabric-wrapped ropes and bundled forms, suspended against a white wall.

Retificando a ausência da América Latina nos debates sobre arte afrodiaspórica

Vibrant artwork featuring stylized birds and creatures composed of intricate patterns, lines, and textures.

Macuxi Jaider Esbell: Uma vida indígena levada pelo extrativismo epistêmico

A black and white triptych of three women. From left to right: a woman with voluminous curly hair, a woman with short curly hair wearing a patterned shirt, and a woman with long wavy hair.

Comigo ninguém pode é a exposição que representará o Brasil na Bienal de Arte de Veneza de 2026