PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Education
Comunidade
archive

Apresentação da C& Cyclopedia

Introducing the C& Cyclopedia

16 October 2025

Magazine América Latina Magazine

2 min de leitura

Pesquise de forma diferente — um arquivo vivo da arte contemporânea que transforma a busca em descoberta.

Há mais de uma década, a C& reúne relatos, ensaios, entrevistas, anúncios e reflexões de artistas, pessoas curadoras, autores e comunidades em toda a África e na sua diáspora global. Pela primeira vez, este arquivo vivo reúne‑se num só lugar. A C& Cyclopedia integra mais de 11.000 textos, imagens, sons e pessoas. Um recurso vivo e em evolução que torna o conhecimento não apenas acessível, mas também descobrível.

Aqui vamos além de uma pesquisa superficial: com funcionalidades em camadas e combináveis, é possível seguir conexões inesperadas através de geografias e gerações, entre artistas e públicos, entre histórias e futuros. Pesquise uma combinação como [conceito + lugar + meio] e descubra constelações inesperadas de textos, vozes e imagens que reconfiguram o que julgava saber — sobre imaginários negros, futuros por escrever, tradução crítica, arquivos ancestrais e muito mais. Ou pesquise por uma pessoa e veja a sua história não isolada, mas entrelaçada com os movimentos, conversas e práticas que a moldaram. À medida que a plataforma cresce, estas funcionalidades continuarão a evoluir, a melhorar e a adensar‑se, revelando com o tempo mais vínculos, narrativas e perspetivas.

A C& Cyclopedia parte de uma convicção simples: os arquivos não são neutros. O que se preserva, como é apresentado e as vozes que se amplificam dizem respeito a relações de poder. Ao criar uma ferramenta crítica, fiável e culturalmente situada, a C& abre vias de acesso a saberes que as plataformas dominantes muitas vezes ignoram ou apagam.

E é gratuita. Porque o conhecimento precisa de circular e ser partilhado. Para quem investiga e para quem ensina. Para artistas e pessoas curadoras. Para jornalistas, estudantes e qualquer pessoa curiosa sobre a cultura de hoje.

A C& Cyclopedia é mais do que um projeto. É um deslocamento das nossas formas de lembrar, relacionar‑nos e imaginar. Não é um espelho dos sistemas existentes, mas uma prova à sua altura. Não é apenas uma ferramenta de pesquisa, mas uma nova epistemologia: aquela que insiste na multiplicidade, nas narrativas inacabadas e em conexões transformadoras.

Expressamos o nosso profundo agradecimento à Mellon Foundation por tornar isto possível. E temos muito gosto em acolher você.

Em 23 de outubro, convidamos vocês a pesquisar de forma diferente.

Mais artigos de

Black and white profile photo of a man looking at an open book.

On Ghosts and The Moving Image: Edward George’s Black Atlas

A spacious, brightly lit white room with an industrial ceiling, sparsely furnished with wooden tables, bookshelves, colorful stools, and leather seating, including a backgammon game.

Maktaba Room: Annotations on Art, Design, and Diasporic Knowledge

A grid of monochrome photographs depicting diverse scenes including street life, crowds, and buildings.

The Art of Dialogue: Living Archives, Memory and Practice

Mais artigos de

A grid of monochrome photographs depicting diverse scenes including street life, crowds, and buildings.

The Art of Dialogue: Living Archives, Memory and Practice

C& Builds a Living Digital Archive - Contemporary And

C& Builds a Living Digital Archive

Elolo Bosoka: What he saw sees when he went goes strolling - Contemporary And

Elolo Bosoka: What he saw sees when he went goes strolling