Exílio da Noite

Exílio da Noite
9 Abril 2025
Encerra: 17 maio 2025
O pintor, desenhista, gravurista e poeta cubano Alejandro Lloret apresenta a individual Exílio da Noite na galeria Cukier Arte, com um conjunto de 28 pinturas em grandes e pequenos formatos.
Sob curadoria de Andrés Inocente Martín Hernández - também cubano, o artista reapresenta uma natureza, não como um dado do real. Explora paisagens luxuriantes, com predomínio de variações de cores vegetais, potencializadas com a força da sua imaginação poética. A fauna também está presente em seus trabalhos. A arte de Alejandro é produto de uma formação pictórica e filosófica. As duas disciplinas foram adquiridas desde os 12 anos, quando começou sua iniciação no interior de sua província em Cuba. As paisagens se abrem como janelas de um pensar estético.
“Para construir as minhas paisagens, me aproprio de livros de botânica, de livros de paisagistas, gosto muito dos jardins de Roberto Burle Marx (1909-1994), juntamente com outros autores, fotógrafos e artistas, entre tantas outras fontes de inspiração, como por exemplo, correr no Parque Ibirapuera. Enfim, é um banco de dados que venho construindo há 50 anos”, diz o artista.
Cukier Arte
Rua Padre João Manuel, 176. Jardim Paulistano
São Paulo/SP, Brazil
Visitação: segunda a sexta, 10h às 19h. Sábados, 11h às 15h.
Mais artigos de
Beyond Representation
7 de dez. de 2023–31 de dez. de 2026
Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello
16 de mai.–22 de nov. de 2026
M’barek Bouhchichi: Les mains des poètes
24 de abr.–17 de out. de 2026
Cecilia Vicuña - The vanished glacier
30 de abr.–20 de set. de 2026
Dancing the Revolution
11 de abr.–20 de set. de 2026
The Object of Power is Power
6 de mai.–20 de set. de 2026




