
15 October 2025
Tiffany Smith é uma artista interdisciplinar da Diáspora caribenha que trabalha com fotografia, vídeo, instalação e design.
Através do uso de materiais vegetais, design, elementos decorativos da casa, padrões e costumes com significado cultural, Smith cria retratos fotográficos e instalações em que se refletem experiências e montagens focadas em identidade, representação, ambiguidade cultural e deslocamento. Referências visuais de diversas influências multiculturais servem para articular subjetividades culturais que oscilam entre visitantes e nativos. Sua prática se concentra em como se definem comunidades de pessoas não brancas, em particular na forma como elas se identificam e são representadas, e as formas de representação que elas toleram.
Smith se formou em Fotografia pela Savannah College of Art and Design e tem mestrado em Fotografia e Vídeo pela Escola de Artes Visuais.
Seu trabalho foi exibido internacionalmente, incluindo mostras na Galeria de Arte das Bahamas, no Museu de Artes do Bronx, na Galeria Nacional da Jamaica, na MassArt, na Universidade de St. John, na Smack Mellon, na Galeria Fjord, no Projeto Wassaic, no Spring Break Art Show, no Garner Arts Festival, no Photo NOLA e no Photoville. Apresentou instalações artísticas em espaços abertos, entre os quais a Newark Penn Station, dentro do Gateway Project/P.E.S., e o Parque Marcus Garvey, durante a Flux Art Fair. Algumas de suas recentes exposições individuais foram realizadas na Recess Assembly e no Montserrat College of Art. Tiffany Smith atualmente atua como codiretora de Ortega y Gasset Projects, um espaço de artes com sede no Brooklyn, Nova York.