A memória é uma invenção

A memória é uma invenção
04 October 2021
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta a exposição A memória é uma invenção, como parte do projeto Legados vivos, desenvolvido com o apoio do Instituto Cultural Vale. Sob a curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, a mostra reúne cerca de 300 obras provenientes do acervo do MAM Rio e de outras duas instituições: o Museu de Arte Negra/IPEAFRO, associação sediada no Rio de Janeiro, responsável pelo legado de Abdias Nascimento; e o Acervo da Laje, dedicado à memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, fundado em 2011.
Com pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e azulejos, a exposição reflete sobre os processos de construção de patrimônio, legado e cultura comum, ao apresentar no mesmo espaço expositivo os três acervos de arte com diferentes histórias, dinâmicas e projetos. Reunidas, as coleções mostram repetições e semelhanças nas escolhas de categorias e formatos, nos entendimentos do que faz uma obra ser conservada como parte de um legado e nos métodos de compartilhamento das obras como parte de uma memória coletiva.
Vindos do acervo do Museu de Arte Negra/IPEAFRO, trabalhos de Abdias Nascimento, Heitor dos Prazeres, Carlos Scliar, Gerson de Souza e Chico Tabibuia, entre outros, estabelecem relações de convergência com obras de Adilson Paciência, Zaca Oliveira e Indiano Carioca, artistas que fazem parte do Acervo da Laje. As duas coleções dividem espaço com peças de Anita Malfatti, Inimá de Paula, Lucio Fontana, Maria Leontina e Yara Tupinambá, do acervo do MAM Rio.
Para Lafuente, diretor artístico do museu carioca, A memória é uma invenção pretende provocar reflexões sobre a construção da história e suas narrativas, suas inclusões e exclusões, ao mesmo tempo em que propõe um exercício de imaginação: “Esta exposição é um desafio a inventar outras configurações do comum desde a instituição. Ela inaugura uma maneira de repensar patrimônio e memória. Um caminho que, longe de compensar as violências do passado, acredita em outras formas de criar memórias que inspirem múltiplas possibilidades de vida no presente e no futuro”.
MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ
Agende sua visita online: www.mam.rio/ingressos
View more from

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026