Francisco Galeno: o Piauí é aqui — o Piauí não é aqui

Francisco Galeno: o Piauí é aqui — o Piauí não é aqui
19 November 2024
A Galatea apresenta a individual Francisco Galeno: o Piauí é aqui — o Piauí não é aqui, que apresenta um conjunto de 44 obras do artista Francisco Galeno, que ao longo de sua carreira explorou múltiplas técnicas, como a pintura e escultura em madeira, além da ressignificação de objetos do cotidiano.
Produzindo há mais de quatro décadas, Francisco Galeno construiu o seu vocabulário visual a partir do cruzamento entre as vivências da sua infância no Delta do Parnaíba, no Piauí, e o imaginário modernista de Brasília, para onde a sua família se mudou quando ele tinha 8 anos. Em 1969, instalaram-se em Brazilândia, cidade nos arredores da capital federal, lugar em que Galeno se iniciou enquanto artista e mantém ateliê até hoje. Atualmente, ele vive e trabalha entre Brazilândia e Parnaíba, onde também possui ateliê.
As obras de Galeno conjugam tanto o interesse geométrico que aprendeu em Brasília, com as linhas da arquitetura e as obras de mestres como Alfredo Volpi, Athos Bulcão e Rubem Valentim; quanto um caráter lírico e lúdico ao trazer símbolos da sua infância, dos brinquedos e dos objetos que o cercavam, como as bolas de gude e de futebol, os carretéis da sua mãe rendeira e os anzóis e a madeira do seu pai pescador e marceneiro.
Galatea
Rua Oscar Freire, 379 - Jardins
São Paulo/SP, Brasil
Abertura: 12 de novembro | 18h às 21h
Visitação: de segunda à quinta, das 10h às 19h; sextas, das 10h às 18h; e sábados, das 11h às 17h.
View more from

Symposium: 5-plus-1: Rethinking Abstraction
Sep 30, 2018

Afro Culture: On Being Human and Other Myths
Jun 22, 2017

»Afrotopia« An Evening with Felwine Sarr & Bénédicte Savoy
Jan 16, 2019

Art – How Much is it Still an Idea for the Future?
Dec 6, 2018

Artachat with Yvette Mutumba
Jun 22, 2017

Arthur Jafa, Dreams are Colder Than Death (Film, 2013)
Sep 13, 2018