Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou

Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou
07 December 2023
Até abril de 2024, o Instituto Moreira Salles - IMS Paulista recebe Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, exposição que investiga as origens e transformações do samba urbano no Rio de Janeiro do começo do século 20 até hoje. O termo “Pequena África”, foi cunhado pelo artista Heitor dos Prazeres para se referir à região da Zona Portuária do Rio, que, nos primeiros anos do século 20, concentrava uma numerosa população afrodescendente
Dividida em dois andares e com vários recursos de acessibilidade, a mostra apresenta documentos, gravações musicais, fotografias, artigos de jornais, filmes e obras de arte provenientes do acervo do IMS e de outras instituições. A curadoria é assinada pelos historiadores e professores Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinícius Natal e Ynaê Lopes dos Santos, e a expografia assinada pela arquiteta Gabriela de Matos.
A exposição aborda as redes de sociabilidade, trabalho e espiritualidade que se constituíram em torno do samba na capital carioca, e como essas influências reverberam até os dias atuais, desde as escolas de samba até os terreiros e quintais, pensando na construção política e expansão da Pequena África para outras regiões da cidade.
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP, Brasil
Visitação: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h
View more from

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026