Sidney Amaral: um espelho na história

Sidney Amaral: um espelho na história
A fim de reconhecer a relevância e a contribuição para a materialização da arte contemporânea brasileira, mais de 100 obras de Sidney Amaral, entre aquarelas, objetos tridimensionais, litogravuras, fotografias e trabalhos inéditos como colagens e estudos criativos, estarão reunidos na exposição “Sidney Amaral: um espelho na história”, realizada pela Almeida & Dale Galeria de Arte, em parceria com a HOA Galeria. Documentos, cadernos, entrevistas e registros íntimos servem como direcional narrativo para delinear as diferentes fases da carreira e da vida do artista. A curadoria é de Luciara Ribeiro.
Além das obras curadas do ateliê pessoal de Amaral, a mostra conta com produções de seis jovens artistas: M0xc4, Almeida da Silva, George Teles, Marlon Amaro, Rafaela Kennedy e Mayara Veloso. Todos eles desenvolveram obras exclusivas a partir das provocações imagéticas de Sidney Amaral, que constantemente se colocou como agente ativo das próprias produções, interessado em interlocuções do cotidiano, do corpo enquanto instrumento de individuação e a consequente crítica histórica-racial do Brasil.
A exposição apresenta diferentes períodos da carreira de Sidney Amaral, realizando um panorama em sua produção e vida. Há obras pouco conhecidas, como algumas colagens e desenhos, há materiais pessoais, como cadernos de estudo, fotografias pessoais, e a exibição de um vídeo-entrevista gravado com o núcleo familiar, amigos e admiradores.
A dinâmica expográfica é organizada em espaços a fim de proporcionar a construção de um repositório de proposições críticas para o imaginário da cultura brasileira através das questões sociopolíticas e seus atravessamentos subjetivos em aspectos pessoais e estruturais, âmbitos intrínsecos às produções do artista, falecido em maio de 2017. Os aspectos poéticos e líricos que transcendem a profusão de discursos de pessoas racializadas, para além dos estereótipos cunhados historicamente, seguem possibilitando a construção de novas poéticas alheias à definição de tempo-espaço. E, é o movimento de presentificação de Sidney para além da matéria que fomenta as proposições do projeto como um todo.
Almeida & Dale Galeria de Arte
Rua Caconde, 152, Jardim Paulista.
São Paulo/SP, Brasil
Plus d'articles de

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026